saiba-tudo-sobre-o-requinte-beleza-e-sofisticacao-dos-granitos-e-marmores-na-decoracao

Saiba tudo sobre o requinte, beleza e sofisticação dos granitos e mármores na decoração

Você sabia que os granitos e mármores podem fazer muita diferença na decoração de um ambiente? O granito, por exemplo, é um material que foi utilizado no Império Romano e na Grécia Antiga em construções como: esculturas, monumentos e prédios. Porém, ainda hoje, o granito é requisitado neste segmento arquitetônico, sendo aproveitado para: confecção de bancadas, revestimento de pisos, escadas e paredes.

Em relação ao mármore, também possui rastros históricos conectados à Roma Antiga, sendo escolhido para revestir o chão, paredes e escadas, além de esculturas. Ambos os materiais possuem características interessantes para dar um ar de beleza e sofisticação na decoração de qualquer ambiente! Confira abaixo algumas dicas que selecionamos para você utilizá-los da melhor maneira:

  1. Granito 

Qual a composição do granito?

“O granito é uma rocha magmática (resultada do esfriamento e solidificação do magma) que se forma abaixo da camada do solo e formado quando há baixa pressão na lava quando solidificada. É usada principalmente como rocha ornamental e na construção civil.”Esplendor Marmoraria 

Em quais ambientes o granito pode ser usado? 

O granito é uma pedra natural, portanto, possui vários tipos de cores e composições diferentes e únicas. Mas existem detalhes que devem ser levados em conta na hora de escolher o material:

  • Granito amarelo

Você conhece o granito Amarelo Capri? Ele possui um fundo vermelho claro róseo com alguns pontos pequenos brancos e pretos espalhados por toda parte. E este tipo de granito não absorve tanta água, possui porosidade baixa e se torna uma opção para utilizar em ambiente interno ou externo.  

Locais ideais para aplicação do granito Amarelo Capri:
Bancadas de cozinha, banheiro, pisos, mesas.

  • Granito Branco 

Há arquitetos que afirmam que este tipo de granito é ideal para deixar o ambiente bem mais claro, trazendo a sensação de amplitude do espaço. Ele é um material que possui uma certa resistência a impacto, choque e a abrasão. O granito branco se torna uma boa escolha para espaços com umidade. 

Especificações do granito branco:

Por ser uma pedra natural, possui alguns detalhes específicos. Você pode encontrá-lo de diversas maneiras:

  • Granito Branco Siena;
  • Granito Branco Dallas;
  • Granito Branco Itaúnas;
  • Granito Branco Ceará;
  • Granito Branco Polar;
  • Granito Branco Aqualux;
  • Granito Branco Marfim;
  • Granito Branco Fortaleza.

Locais ideais para aplicação do granito branco:
O granito branco Siena geralmente é escolhido para lavanderia, bancadas para cozinha, bancadas de banheiro e pisos. Porém, o granito branco Itaúnas é mais voltado para ambientes externos por ter baixa absorção de água. O granito branco Polar é muito utilizado em pisos, bancadas e revestimentos de escadas ou paredes. O granito branco Marfim porém, possui mais utilidade em ambientes internos, por possuir baixa absorção de água e uniformidade média. 

Há também o granito branco Dallas, que pode ser usado em ambientes internos e receber acabamentos específicos como: flameado, levigado polido e apicoado. O granito branco Aqualux acaba sendo uma opção para investir em bancadas, escadas, pisos… e por fim, o granito branco Fortaleza, é super resistente e por isso pode ser uma opção para ambientes externos ou internos. 

  • Granito Preto

Este material é perfeito para elaboração de construções diferentes. Possui baixa absorção de umidade, e uniformidade muito alta. 

Especificações do granito preto:

O granito preto possui dois modelos e você vê qual é o da sua preferência:

  • Granito Preto Absoluto (Uma opção luxuosa e cara. Possui grãos pequenos, o que torna sua aparência mais homogênea).
  • Granito Preto São Gabriel (Este granito pode ser encontrado por um preço mais acessível e seus grãos são um tanto maiores, diferenciando do granito preto absoluto).

Locais ideais para aplicação do granito preto:

O primeiro granito citado acima, possui alta impermeabilidade, sendo ideal para cozinha e pia do banheiro. O granito preto São Gabriel, também ganha destaque na cozinha e até na lavanderia. 

Enfim, o universo dos granitos é enorme. É possível encontrar diversas cores e opções (aqui citamos algumas, mas se você pesquisar, encontrará uma infinidade de granitos). Você sabe como exaltar ainda mais a beleza dessa pedra natural? Aqui vai algumas dicas importantes em relação a decoração com granito:

1- Usar o granito Preto Absoluto em bancadas de cozinha, dá a você liberdade de colocar objetos decorativos mais claros dando destaque e sofisticação ao ambiente. 

2- Já pensou em emoldurar a sua churrasqueira com granito? Dá um ar diferenciado! 

3- Unir a marcenaria com o modelo de granito escolhido, pode tornar o local muito mais acolhedor e aconchegante.

4- O mesmo granito pode ser usado no piso e na pia do banheiro! Se você deseja escolher uma opção do granito branco, segue duas sugestões de modelos: granito branco Itaúnas ou granito branco Aqualux

5- Para o seu banheiro ganhar mais charme, a pia pode ganhar uma cuba dupla esculpida no granito que você desejar!

Ok, mas e quanto ao mármore? Vamos focar nele agora!

  1. Mármore

Qual sua composição do mármore?

“Comercialmente são classificados como mármores, todas as rochas carbonáticas capazes de receber polimento. A composição mineralógica depende da composição química do sedimento e do grau metamórfico. Dessa forma, possuem uma variedade de cores e texturas, estruturas que as tornam bastante rentáveis na indústria de rochas ornamentais.” – Esplendor Marmoraria.

Em quais ambientes o mármore pode ser usado? 


O mármore é uma pedra de destaque na decoração e na arquitetura e nunca perde seu charme! Hoje em dia, o material pode ser usado em cozinhas, banheiros e até nos demais cômodos da casa. 

Outra tendência muito interessante é o uso de revestimentos que reproduzem a estética do material e ainda trazem outras vantagens, como um preço mais acessível, pouca necessidade de manutenção e limpeza mais fácil. Apesar de resistente e durável, o mármore precisa de cuidados. A rocha pode ser desgastada por riscos, pancadas ou materiais abrasivos.” – Esplendor Marmoraria

Sendo assim, o ideal não é utilizar o mármore em áreas externas, por conta dos possíveis danos que podem ser adquiridos ao entrar em contato com chuva e poluição, pois há um desgaste no material. Por conta disso, você deve se atentar ao espaço que irá colocar o mármore: “Geralmente, a pedra é aplicada em ambientes com traços mais clássicos e minimalistas, uma vez que garante características mais sofisticadas, com uma pegada discreta e, ao mesmo tempo, marcante.” afirma a Esplendor

  • Mármore Carrara

Este modelo possui cor clara, e também é conhecido como Bianco Carrara. Ele possui alta porosidade (sendo mais sensível a ganhar manchas e riscos) e teve destaque no período Renascentista! De origem italiana, o mármore Carrara possui um valor alto dentro do mercado, e exige cuidados especiais por conta da sua coloração.Porém, o material é versátil e dura por muito tempo! 

Especificações do mármore:

  • Mármore Carrara; 
  • Mármore Estatuário;
  • Mármore Carrara Gióia;
  • Mármore Calacata.

Locais ideais para aplicação do mármore Carrara: 

Cozinha, sala de estar, banheiro… O mármore Carrara possui tons neutros, dando mais destaque no ambiente, de maneira elegante e sofisticada. 

  • Mármore Piguês

De origem grega, se assemelha ao mármore Carrara. Mas tem como característica fundo branco com veios cinza espaçados. Ganha uniformidade e clareza!

Locais ideais para aplicação do mármore Piguês:

Revestimento em superfícies maiores. 

  • Mármore Travertino

Este tipo de mármore pode ser bege claro e com veios longilíneos ou possuir tons amarronzados. Por ser uma rocha calcária com origem voltada para águas termais, possui característica porosa, sendo mais utilizado em espaços internos. Considerado um material nobre, o mármore Travertino esbanja sofisticação. 

A Itália é o maior exportador desta pedra que marcou a sociedade desde o Império Romano. 

Locais ideais para aplicação do mármore Travertino:

Vale pensar nos acabamentos (natural, levigado, resinado e polido). Para pia, o ideal é não utilizar o mármore Travertino de acabamento natural, já que ao entrar em contato com a água, pode sofrer com infiltração. Sendo assim, é importante ressaltar que este material é mais frágil que o granito, tornando-o sensível a manchas, produtos de limpeza, não sendo recomendado para pisos em locais com muito tráfego ou bancadas de cozinha. 

Portanto, cada tipo de mármore possui alguns cuidados e características específicas. As opções citadas neste post foram apenas a ponta do icebergue! Ainda há uma imensidão de informações e detalhes sobre os mármores, cores e maneiras de usar esse material. Você já conseguiu visualizar o poder dessas pedras na decoração? De acordo com a Casa e Jardim: “Um escolha certeira quando se busca trazer sofisticação ao ambiente, o mármore deixou de ser usado apenas no piso ou em bancadas de cozinhas e banheiros, para ganhar diferentes espaços na decoração. Mesmo quando aparece em seu contexto clássico temos visto abordagens modernas e atualizadas, que fogem ao tradicional.”

Sendo assim, separamos dicas específicas para o uso do mármore. Confira:

1- O seu banheiro pode ganhar um toque minimalista com o uso de mármore e pergolado para iluminar e destacar ainda mais os detalhes do ambiente. 

2- A piscina pode ser revestida com mármore! E você pode tornar o local mais moderno se acrescentar plantas por perto, como palmeiras veitchia.

3- O painel de TV da sala de estar pode ser completamente de mármore Travertino, Carrara, e se combinados com luzes em locais estratégicos, um ou dois vasos de flores, o cômodo se torna elegante e sofisticado!

4- A parede da sala de jantar pode ser revestida por mármore Gris Armani e para dar charme, acrescente espelhos. A parede ganha destaque, mas de forma discreta e moderna. 

5- E se somente a área da banheira fosse de mármore? Esta é uma ideia, para inovar e deixar seu banheiro diferente. 

Enfim, o granito e o mármore são materiais que tornam a decoração de qualquer ambiente completamente diferente. Mas para utilizá-los é importante entender o que pode ser feito com cada um deles, nível de porosidade, absorção de umidade e até maneiras de higienizá-los para mantê-los bonitos e bem cuidados! Nós da Esplendor Marmoraria, nos colocamos à disposição caso você almeje realizar algum projeto com algum dos materiais descritos neste post. Entre em contato conosco, teremos o maior prazer em atendê-lo. 

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email