Saiba-como-evitar-manchas-no-Granito-e-Mármore

Saiba como evitar manchas no Granito e Mármore

Tanto o mármore quanto o granito não são materiais baratos para não ter cuidado, certo? Esses dois tipos de pedra dão um up na sua decoração, isso é inegável. Esse é um medo que muitos tem. A composição de ambos diferem, logo, o grau de cuidado que se deve ter também muda.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então continue lendo que eu vou te contar tudinho sobre o que fazer para evitar que se granito ou mármore manche.

Granito

Para começarmos a falar sobre o que realmente interessa, precisamos começar sabendo um pouco mais sobre o granito. Ele é composto por três minerais: quartzo, feldspato e mica. Além disso, sua utilização é principalmente em balcões de cozinha devido sua alta dureza, resistindo assim a altas pressões. Sua porosidade, ou seja, permeabilidade é extremamente baixa, o que significa que líquidos, umidade e vapores dificilmente conseguem permear a pedra, mesmo ela possuindo veios. Mas cuidado! Não ter um alto nível de porosidade não significa que seu granito não irá manchar! Uma outra enorme vantagem é que o granito não risca, sendo essa um quesito muito avaliado na hora de escolher o material do balcão da cozinha ou em outros lugares que necessitem de certa resistência.

Mármore

Feito a partir de um mineral, o calcário, possui muitos veios, o que facilita o aparecimento de manchas. É um material pouco resistente e seu nível de porosidade é alto, facilitando a infiltração. O mármore se utilizado na cozinha ou em áreas externas tem altas chances de sofrer danos. Visto isso, ele não possui a mesma dureza que o granito, sofrendo maiores chance de riscar. Assim, o cuidado com esse material deve ser redobrado em relação ao granito!

Agora que você entendeu sobre a composição desses dois materiais, finalmente podemos ir ao que interessa:

O que mancha granito e mármore?

Os maiores “inimigos” são produtos que são oleosos, além de água, detergentes alcalinos, ácidos, água sanitária (a famosa cândida), sabão em pó, querosene, sapólio, vinagre, ácido muriático…ufa! Quanta coisa! Bom, acho que você já entendeu né? Qualquer ácido, alcalino ou que seja abrasivo deve ser evitado! Essas substâncias podem ser absorvidas, e assim causar manchas.

Se forem aplicados em um balcão de cozinha, o mais comum é cair água, óleo, ketchup, café, refrigerante ou no banheiro maquiagens, sabonetes de rosto (alguns são alcalinos, outros mais ácidos). Caso acidentes assim aconteçam, deve se limpar o mais depressa possível, isso irá evitar que a substância se infiltre por meio dos poros do seu granito, causando manchas permanentes. Uma dica é usar uma tábua para se cortar alimentos, e nunca fazer isso sobre o mármore, dessa forma a garantia de que ele dure por mais tempo sem riscos é muito mais provável.

Agora, na área externa, tome cuidado com a chuva, pois o granito mancha com água! Imagina então o mármore!

Mas, aguenta aí, que eu já te conto um segredinho pra resolver as manchas de uma vez por todas!

Como limpar?

Depois da lista ali em cima de produtos que não podem ser aplicados de maneira alguma, pode parecer difícil, mas, a solução é: água e detergente neutro!

Priorizar o uso de vassouras e panos macios, e não utilizar bombril ou buchas do lado áspero garante que você não risque a superfície. Também, prefira aplicar detergente neutro (como o de coco) com água (mas não a use pura), aplicando a superfície do granito com o mop ou outro esfregão. 

Não esqueça de secar bem secado, e assim não terá erro!

Como evitar manchas no granito e mármore?

Uma das formas é seguir as dicas de limpeza e ficar esperto com os produtos utilizados para limpar. O mais comum a ser aplicada é água sanitária, mas que mancha o granito. Se o granito ou mármore estiver aplicado na área externa, atritos como areia e sapatos facilmente tirarão o seu brilho. Mas isso tudo pode ser resolvido com a impermeabilização do granito. Confira a seguir.

Qual o melhor impermeabilizante de granito e do mármore?

Se você  quer saber o que passar no granito para impermeabilizar mas não sabe qual comprar, a melhor opção pode ser contratar uma empresa, mas, se quer economizar, é possível comprar o produto e fazer por si só!

É claro que uma empresa especializada irá garantir a qualidade do serviço, mas se você deseja fazer a impermeabilização sozinho em casa do seu granito ou mármore é sim possível, basta pesquisar um pouco sobre o assunto. 

A importância da impermeabilização impede que a infiltração das substâncias já citadas manche a pedra. Além disso, protege contra germes, como bactérias e fungos. Ela também é a garantia de se prevenir de futuros acidentes, nunca se sabe, não é mesmo?

A duração exata das impermeabilizações variam de fatores como o produto usado, execução, procedimento e cuidados diários. Assim, antes de comprar um produto impermeabilizante para granito, leia o rótulo para decidir qual é o melhor para o seu tipo de material. Nele, a informação da durabilidade do produto será dado. Ficar de olho na aparência da sua peça de mármore ou granito de seis a doze meses é essencial para a julgação de quando deverá ser feita a reaplicação do produto.

Agora que você já sabe tudo isso, não precisa mais de neuras com seu granito ou mármore. Ou, se está lendo esse artigo e é muito preocupada com as aparências e ama limpar a casa, pode ficar mais tranquila! Vou te dar algumas dicas valiosas para não ter erro!

  1. Invista em um aspirador, pois ele sem dúvidas irá facilitar na sua limpeza do dia a dia. Assim, você consegue evitar usar água para limpar sua peça de mármore ou granito, logo ela a durabilidade irá ser muito maior!
  2. Encere o piso com cera para granito ou mármore após a limpeza. Use pano macio e depois uma flanela. Isso irá garantir que ele brilhe!
  1. Na cozinha, não coloque coisas quentes, como panelas e xícaras sobre sua pedra. 
  1. Antes de escolher qual granito ou mármore utilizar lembre-se: cores escuras são suscetíveis a riscos, e as claras são mais suscetíveis às manchas.

Uma última coisa a se tomar cuidado é com as dicas de tirar mancha de granito e mármore encontradas no Google! Muitas substâncias apresentam riscos a esses materiais. Então, antes de aplicar qualquer coisa, busque ajuda de um profissional ou mais informações. 

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email