Quartzo-e-Silestone-como-aplicar-em-diversos-estilos-de-decoração

Quartzo e Silestone: como aplicar em diversos estilos de decoração.

Você sabia que quartzo e silestone são a mesma coisa? Muitas pessoas acham que estes materiais são diferentes, entretanto o silestone é uma marca européia em que seus produtos são compostos de 94% de quartzo natural, proporcionando resistência, e 6% de resina. Ou seja, silestone é uma empresa que utiliza quartzo (um mineral) para compor suas peças.

Algumas empresas além de produzirem a pedra silestone com a porcentagem exata de quartzo e resina, para dar diferentes texturas e colorações, adicionam à composição original os vidros, partículas metálicas ou pigmentos, gerando assim, variedades do mesmo produto para comercialização.

Bom, esse post é exclusivo para te dar dicas de diferentes aplicações do silestone em diversos estilos e decorações, já que a variedade de tons, texturas e acabamentos permite que ele seja aplicado em ambientes como: a decoração da sala para dar um toque moderno, ou, se preferir, também pode ser aplicado na decoração do quarto no estilo de decoração minimalista. Percebeu sua versatilidade?

Mas cuidado! Conhecer a qualidade de seu produto antes de comprar é essencial. Algumas empresas não utilizam a porcentagem correta dos materiais, impactando diretamente na qualidade do produto. Normalmente, o silestone tem o preço por m2 em média de R$1.300,00 a R$2.000,00. Ele pode ser mais barato ou mais caro que o mármore (depende do tipo). Então, fique esperto se você ver o preço desse quartzo muito abaixo dessa média. 

Vantagens: 

  1. Altamente resistente 

O sistema de vibrocompressão a vácuo no qual o silestone é produzido, confere a ele uma alta resistência. Mesmo seu preço sendo um pouco salgado, em comparação com o mármore e o granito, o silestone permanece vitorioso nesse quesito;

  1. Resiste a manchas

Se tratando de um material não poroso, ele é altamente resistente a manchas de produtos que usamos no dia a dia (inclusive o silestone branco).

  1. Versátil

Sua disponibilidade de diferentes cores e aplicável para estilos distintos, o torna um material que pode ser usado em muitos ambientes. Na decoração da cozinha, o silestone é uma boa opção diante de todas essas outras 4 vantagens. Você pode escolher cores vivas dessa pedra para a bancada da cozinha, ou pode preferir ser minimalista e escolher um preto fosco, ou até mesmo amarelo, estilos que são impensáveis para o mármore e o granito.

  1. Fácil de limpar e bactericida

Tratando ainda de sua impermeabilidade conferida a sua não porosidade, uma das grandes vantagens é que se trata de uma superfície antibactericida, facilitando na hora da limpeza.

Desvantagens

De acordo com a Escala de Mohs que quantifica a dureza dos minerais (1 com menor dureza e 10 com maior), o silestone está no 7, enquanto o granito 6 e mármore 3. Quer dizer que não se precisa ter nenhum cuidado com a pedra? Errado! Altas temperaturas podem ser o principal inimigo desse material. Então, se aplicado na cozinha, tenha cuidado para não abusar e colocar panelas ou comidas quentes. Não se esqueça também de fazer o uso de tábuas para cortar os alimentos, ok? O quartzo não risca profundamente, apenas superficialmente, mas sempre é bom evitar.

Aplicações

Já vimos que a aplicação do quartzo e silestone pode ser em uma variedade imensa de estilos em áreas internas. Portanto, devido a pouca resistência a emissão de raios solares proveniente da resina em sua composição, especialmente cores como laranja, preto e vermelho (intensas) não são indicadas para uso externo.

Está gostando da ideia do silestone em sua casa? Então, veja  algumas ideias de aplicações em diferentes cômodos da casa:

  • Cozinha

Este material está ocupando a cena nos ambientes de cozinha, já que fica moderno esteticamente e é extremamente funcional em comparação aos outros tipos de pedras. O uso na bancada da cozinha é um exemplo de aplicação. Ele pode ser usado para dividir os ambientes como a sala de jantar e a cozinha, dando um toque moderno e valorizar a aplicação do silestone. São tantas possibilidades! Você pode apostar no uso do silestone na cozinha para o lado mais rústico, americano, escandinavo, vintage ou moderna. Apostar no uso dessa pedra no chão e paredes deixa sua casa ainda mais elegante. 

  • Silestone branco: determina o estilo de decoração clássico, mas pode ser usado de outras formas e surpreender! Ele também pode ser misturado na decoração com o silestone vermelho liso, trazendo consigo o estilo de decoração contemporâneo.
  • Silestone vermelho: é um estilo de decoração moderno, que deixa o ambiente mais requintado. Pode ser utilizado na bancada da pia e na bancada do cooktop. Vale a pena misturá-lo com o silestone preto ou branco e ousar na textura. 

Banheiro

A não porosidade deste material e sua função bactericida e de fácil limpeza, deixa o silestone um ótimo material para a aplicação nesse espaço. Ele pode ser utilizado nas cubas e parede, revestir o chão ou a superfície da ducha. 

  • Silestone branco: pode ser utilizado no lavabo ou prateleira, em que sua combinação com a cor da parede pode trazer um ambiente super bem decorado. Traz ao ambiente paz e delicadeza. Que tal um banheiro clean com uma bancada de silestone verde e branca?
  • Silestone azul: ouse nas texturas! Aposte nas granuladas, nas foscas ou até mesmo vá para um lado mais delicado.

Viu como ele pode ser multifuncional?! Bancadas e design de cozinha, cubas integrity, lavatórios, bancadas de banheiro, superfícies de duchas ou revestimento dos ambientes como quartos e salas…Nossa! É muita coisa! São tantas vantagens que o quartzo oferece que torna essa pedra uma boa aposta para quem quer decorar a casa. Mas é claro, é preciso planejamento, já que comparado com os outros materiais o preço tende a subir um pouco. Porém, são muitas vantagens, não é mesmo? Você pode usar o silestone em uma cozinha branca, neutra no estilo clean ou apostar no banheiro requintado, com uma bancada grande de quartzo branco liso e uma cuba. Ou, misturar vermelho com preto e apostar em um outro estilo de cozinha! Pode variar desde a sofistificação, até o básico. Aqui, o céu é o limite!

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email