Granito-conheça-suas-diversas-cores

Granito: conheça suas diversas cores

Você sabe a infinidade de cores que o granito tem?
Primeiramente, vamos saber qual a composição do granito. Ele é formado por quartzo, feldspato e mica. O quartzo é um mineral incolor, o feldspato é responsável pela coloração dessa pedra, podendo variar de avermelhada, rosada ou até mesmo creme-acinzentada. E, por fim, a mica que confere o brilho desse material. 

Agora, o sucesso do granito não se deve apenas pela sua variedade de cores, mas também pela durabilidade, beleza e o preço quando comparado com o silestone ou o mármore, por exemplo. Sua utilização em bancadas de cozinha, banheiro, piso, revestimento de paredes e soleiras de granito de várias cores, torna-o um material extremamente versátil.

Assim, se você está querendo saber um pouco mais sobre decoração, a diversidade do granito e suas cores, bem como os tipos de granito para decidir o que usar, vou te mostrar algumas! 

Quais as cores do granito?

Após todas essas vantagens, você também precisa saber que o granito esbanja uma enorme variedade de cores, assim fica muito mais fácil adequá-lo à sua decoração e ir além com sua criatividade na hora de usá-lo. Ele tem colorações desde claras como o típico branco ou amarelo, até o marrom e o preto.  Na natureza, normalmente esse material é encontrado em tons de cinza e vermelho, mas as cores amarela, branca, azul, cinza, verde, marrom e preto também estão disponíveis.

Granito branco

Os granitos de cor branco são os mais procurados, uma vez que são muito fáceis de serem combinados. Entretanto, a sua superfície é muito mais fácil de ser manchada comparada com outras cores, por isso é preciso avaliar o local em que ele será aplicado. Ou seja, se a peça de granito branco for colocada na cozinha, siga a regra do “sujou, limpou na hora!”

Mesmo que a principal característica é todos serem brancos, há diferenças de cores em seus pontos que podem variar de cores escuras, claras ou até mesmo misturadas. O granito branco siena possui sua superfície mais uniforme, já o branco itaúnas é muito mais homogêneo. Em contrapartida, o branco dallas, branco marfim e o granito branco ceará, possuem pontinhos salpicados de tom preto, em que estes são as principais escolhas de clientes que querem sua cozinha, banheiro ou área de serviço com um ar leve e  que seja clean

Granito amarelo

Amarelo capri, amarelo florença, amarelo icaraí, granito amarelo maracujá, amarelo humaitá, amarelo ornamental, amarelo ouro BR, amarelo ST cecília, arabesco, capri, golden macaúba e aquarela, são alguns exemplos. Normalmente, esses granitos possuem superfície heterogênea em que se mescla com pontinhos marrons, rosas, cremes ou pretos.

As variedades nessas cor são imensas, entretanto, são peças marcantes, então, na hora de misturá-lo com outras cores tome muito cuidado! Uma dica é utilizar ele combinando com tons neutros, assim o ambiente não ficará poluído visualmente e sua decoração ficará harmônica. Visto isso, o amarelo humaitá normalmente é usado em mesas, pois sua tonalidade é puxada ao dourado e proporciona ao ambiente um ar de sofisticação. Agora, se usá-lo como pisos, tenha cautela, uma vez que seu contraste com as cores das paredes não podem gerar um bom combinado visual. Se você quiser algo mais básico, busque pelo granito amarelo light, ele é uma versão mais clara e discreta, e seu leque de combinação é enorme e muito mais simples.

Granito azul

Quando se pensa em granito azul, a ideia de colocá-lo no banheiro já vem em mente, certo? Pois é, sua cor viva e brilhante é super bem vinda nesse tipo de projeto. O azul sucuru transmite o efeito relaxante e de concentração, fundamental para ambientes privados. Aplicá-lo em áreas de hidromassagem ou de lazer pode ser uma boa dica. São peças bonitas e possuem boa variedade, como o Blue Night, Blue Power e o azul Norueguês.

Granito cinza

Com certeza você já viu granito cinza, certo? Ele normalmente é o mais utilizado em projetos, já que tem grande facilidade em se combinar com outras cores, e sua variedade de modelos é bem ampla já que é abundante na natureza. Se você deseja mesclar o granito com outros tipos de pedra com o cinza, é muito fácil. Por exemplo, você pode usar o granito cinza na bancada e aplicar o porcelanato no piso. Fazendo esse mix, sua decoração fica muito mais interessante e atrativa, mas não esqueça de fazê-la de forma harmoniosa. Mas agora, se sua ideia é fazer um ambiente clean e você não deseja usar o granito branco, escolha o cinza e está tudo resolvido. Ele é um ótimo substituto, e tem menos facilidade de manchar do que o branco, o que pode vir a ser uma vantagem gigante.

Logo, o granito corumbazinho possui pontinhos pretos e brancos sobre o fundo cinza, já o granito castelo e bressan tem pontinhos mais uniformes e pequenos. Mas se a busca é por algo diferente com aspecto granulado, aposte no granito nobre, corumbá e andorinha. Ou então, se prefere uma uniformização na aparência e na coloração, use o granito cinza absoluto, pois este possui seus grânulos menos visíveis predominando o cinza.

Granito preto

Sofisticação. Essa palavra pode definir o tipo de ambiente que o granito preto transmite. Esse tipo de pedra é comumente utilizado em acabamentos. Assim, não se deixe enganar que suas variedades são limitadas, eles possuem uma infinidade de variações, homogeneidades e diferentes tipos e cores de granulações.

Em relação às manchas, essa cor escura é muito vantajosa, em contrapartida, os riscos serão muito mais aparentes. Se seu estilo é minimalista ou requintado, ou se prefere cores mais práticas, vá de cabeça no granito preto! O granito preto absoluto é uma superfície uniforme e que não apresenta granulações, e sua grande vantagem é que, se algum dia parte do seu granito precisar ser trocado, você conseguirá fazer isso com mais facilidade sem grande divergências em cores, já que seus grão não são tão evidentes.  

Quer uma pedra que se pareça com o mármore, mas preza pela durabilidade do granito? A resposta é: granito preto via láctea. No lugar dos grânulos, os veios encontrados no mármore estão presentes na peça de granito, trazendo assim, tal semelhança. 

Tirou suas dúvidas? Agora você já sabe cores de granito para a cozinha e para o banheiro, e qual a melhor escolha de aplicação! É importante lembrar também que, variando a pedra de granito, o preço varia também. Então, analise quais opções você mais gostou e se ainda tiver dúvidas, acione a Esplendor Marmoraria por Whatsapp. Estamos ansiosos para te auxiliar com o seu projeto!

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email