Mesa de mármore com um bloco de notas e uma xícara de café em cima.

10 ideias para usar o mármore na decoração.

O mármore é um material que traz beleza e elegância para os ambientes. Isto é fato. Mas, você sabe como usá-lo na decoração de um ambiente? De acordo com a UOL, é importante se atentar a alguns detalhes: “O acabamento do mármore deve ser escolhido conforme o lugar onde ele será instalado, fazendo assim com que a pedra de mármore dure mais e fique bonita por mais tempo.” 

Dessa forma, vamos pontuar os seguintes tópicos que você deverá observar:

  • Acabamento bruto: Não há tratamento do mármore e geralmente é instalado de maneira natural. 
  • Acabamento de cristalização: Neste tipo de acabamento, o mármore conta com uma película que o protege tornando-se ideal para ser utilizado como piso.
  • Acabamento polido: A pedra recebe um tratamento que a deixa mais brilhosa. Em relação ao mármore, é importante tomar alguns cuidados, já que o procedimento o deixa escorregadio se tiver contato com a água. 
  • Acabamento jateado: Neste caso, o mármore acaba ficando com aspecto áspero e ganha espaço nos ambientes externos.
  • Acabamento levigado: O material fica com aparência de semi-polido, já que é lixado e não tem brilho. 
  • Acabamento resinado: O mármore recebe um aspecto brilhante, porque neste processo de acabamento, a resina líquida permite que as fissuras e os poros sejam fechados. Este tipo de processo é ideal para mármores que irão ser instalados na cozinha ou banheiro. 
Ok! Após esses itens, finalmente chegamos na parte interessante deste post! Confira 10 ideias para usar o mármore na decoração

1- Menos é mais

A primeira ideia se baseia no estilo minimalista. Você pode recorrer a mármores brancos, e buscar objetos, plantas, para dar um toque mais simples e moderno. O estilo minimalista possui como objetivo a seguinte premissa: menos é mais. Portanto, uma dica é saber combinar pequenos itens para destacar o mármore do ambiente

O site Zankyou afirma: “As plantas além de criarem ambientes super fotográficos, trazem mais benefícios para sua casa! Elas reduzem o uso do ar condicionado pois refrescam e não trazem a necessidade de comprar muito mais elementos para completar a decoração.” 

Observação: Mármore carrara, por exemplo, fica lindo se colocado nas paredes do banheiro e até no gabinete da pia. Para quebrar o branco do espaço, você pode acrescentar uma pia rosê, e itens no gabinete como sabonete líquido e toalha no mesmo tom. 

2- Mármore em objetos específicos

E se os objetos da sua casa/escritório fossem feitos de mármore? Dá para usar a criatividade! O abajur do seu quarto pode ser de mármore branco, assim como o relógio que fica no seu criado mudo. Sua cozinha, inclusive, pode ganhar mais elegância se você investir em um descanso de copos de mármore! 

No site da Casa Cláudia é possível conferir estes objetos que foram citados e muito mais: “O mármore é uma rocha bastante usada na decoração de casas, tanto em piso, quanto em mesas e pias.”

3- Iluminação pode ser mais importante do que você imagina 

Se você entrar no Pinterest com certeza vai se deparar com mármores iluminados. E eles deixam a aparência do ambiente muito luxuoso e aconchegante! Você pode utilizar led na cozinha por exemplo, ou então, investir em mármore translúcido, permitindo que você faça uma banheira com esse material ao redor, iluminando. 

Além dessas luzes “artificiais”, você pode investir em luz do sol (caso o mármore seja escuro, não é recomendável muita luz natural por conta do material não se adaptar bem). O ambiente ganha um ar mais suave se as janelas forem grandes e se recebe boa iluminação durante o dia, melhor ainda! O mármore ganha mais destaque e o ambiente fica muito agradável. 

A arquiteta Nicole Gomez de Azevedo disse ao iCasei: “… a dica que ela dá é muito mais funcional do que visual para uma decoração de casa: troque lâmpadas comuns por lâmpadas de Led para diminuir o consumo de energia e ajudar o meio ambiente. “Mas lembre-se de utilizar a temperatura de cor amarela, pois deixará o ambiente mais acolhedor e aconchegante”, finaliza.”

Mesa de mármore com um notebook em cima

4- Sair do branco é uma opção

Geralmente, quando se pesquisa muito em relação a decoração, os mármores brancos são bem destacados. Porém, você pode recorrer aos mármores mais escuros como preto Nero Marquina.  Ao fazer um balcão na cozinha desta cor, você ganha autonomia para usar e abusar de cores, destacando essa região da sua cozinha e deixando elegante! 

5- Madeira pode destacar o mármore

Você já viu um banheiro revestido em madeira e mármore travertino? Fica lindo! A união de tons próximos, torna esses dois materiais sofisticados. Ao acrescentar iluminação adequada, o ambiente simplesmente transborda graça e finura. 

6- Suas prateleiras não precisam ser comuns

E se as prateleiras do banheiro fossem de mármore? Ou então, as prateleiras da cozinha? Isto é possível! Ao investir nesta opção, você pode combinar gabinetes, bancadas, e acessórios já citados acima, tornando o espaço uniforme.

7- Rodapés e bordas de janelas, não esqueça delas

Sim! As bordas de janelas e rodapés podem ser constituídas de mármore. O site Westwing afirma: “…são excelentes espaços para utilizar o mármore e dar um toque de sofisticação para o décor.” 

8- Compartimentos e lareiras também entram nesta lista

E se sua sala de estar estivesse com toques de mármore? Mas em locais diferentes como lareiras e compartimentos específicos? Com uma iluminação estratégica, esse tipo de decoração deixa sua casa linda! 

9- As mesas conquistaram espaço no mundo dos mármores

A Casa Cláudia destacou em uma matéria a coleção de mesas The Riviera assinadas pelo designer Alfred: “Por ser versátil, o material permite compor formas diferentes: do desenho mais simples às linhas mais elaboradas”, diz o designer suíço Alfred Harbeli. “Além disso, dá origem a produtos versáteis, que vão bem tanto em espaços internos quanto em áreas abertas.” Tudo isso sem tirar a aura eternamente chic de suas versões branca e preta. Se for combinado com latão, vidro ou cobre, ele garante um toque ainda mais atual e glam a móveis e objetos. Resistente, durável e elegante, o mármore conquistou uma nova geração de criadores ao redor do globo, que imprimem um toque contemporâneo à pedra.”

10- Sua banheira pode ser constituída de mármore

Esta é a última dica! Sim, sua banheira pode ser revestida por este material, porém, é importante ressaltar que você pode montar uma combinação com outros materiais, para que o banheiro não fique repleto de mármore. Equilíbrio é o caminho! 

Enfim, este material pode ser usado de diversas formas. A urbanista e arquiteta Miriam Rodrigues Luama disse ao G1: Entre os mármores, podemos citar os travertinos e carraras como sendo nobres e presentes em vários ambientes, além de uma gama de cores como crema marfil, marrom imperador, rosa Bahia, preto Nero, etc. Eles são indicados para pisos internos de salas, halls e quartos e também muito usados em banheiros e outros ambientes sociais”, diz Miriam.”. Ou seja, podemos inventar e tornar a decoração dos espaços da nossa casa agradáveis e elegantes. 

Dessa maneira, se você almeja investir em mármores, entre em contato conosco da Esplendor Marmoraria. Tiramos sua dúvidas e te ajudamos neste processo de reforma! 

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email